Algoritmos de reconhecimento facial e pré-julgamento
- Cyber Leviathan

- 18 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2022

Um novo algoritmo desenvolvido por pesquisadores do Stevens Institute of Technology, em colaboração com as Universidades de Princeton e de Chicago, é capaz de emitir opiniões sobre uma pessoa com base em uma fotografia do seu rosto. O desenvolvimento do algoritmo é feito a partir de aprendizado de máquina, levando em conta as opiniões de milhares de voluntários sobre diversos rostos humanos.
O programa gera opiniões superficiais para simular o pré-julgamento humano, considerando as características físicas, como cor de pele e idade, e as expressões faciais. Com base nesses elementos visuais, o algoritmo mostra quais seriam as expectativas quanto a confiabilidade, extroversão e inteligência daquela pessoa. Os resultados devem ser interpretados, claro, a partir do perfil do grupo social do qual os dados foram colhidos inicialmente.
O algoritmo é uma ótima ferramenta para estudar os fatores relacionados ao preconceito humano, mas, conforme os próprios pesquisadores reconhecem, pode ser utilizado para manipular alguma foto com interesses escusos.
Conforme Jordan Suchow, "com essa tecnologia, é possível tirar uma foto e criar uma versão modificada para dar uma certa impressão. Por razões óbvias, precisamos ter cuidado sobre como esse algoritmo é usado. Estamos tomando todas as medidas possíveis para garantir que isso não seja utilizado de forma criminosa ou para causar danos"
Seguiremos acompanhando!
Fonte: https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/algoritmo-julga-pessoas-com-base-na-aparencia-dos-seus-rostos-215037/
_edited.png)







Comentários