top of page

Big techs estadunidenses ameaçadas?

  • Foto do escritor: Cyber Leviathan
    Cyber Leviathan
  • 31 de jan.
  • 2 min de leitura

ree

Matheus Aldyr Moraes

Redação

Como já abordado aqui no Cyber, o DeepSeek (IA chinesa) causou grande impacto no mercado de tecnologia mundial. Sua chegada rendeu uma desvalorização trilionária ao setor estadunidense, e pode causar um desbalanço no poder das Big Techs.


A posse do atual presidente estadunidense, Donald Trump, foi marcada pela presença dos representantes das maiores Big Techs e redes sociais do planeta. Contudo, a presença dessas gigantes não se conteve apenas na posse. Um dos primeiros atos de Trump como presidente foi indicar Elon Musk para um cargo ministerial no seu governo. Outra ação foi remover temporariamente o banimento do Tik Tok do território estadunidense. Além disso, a META realizou uma polêmica mudança nas diretrizes de controle de conteúdos, muitíssima elogiada pelo presidente.


Com isso, fica clara a nova instância da luta pelo poder mundial. Se antes o poder militar “puro” e as ingerências políticas mandavam, hoje as tecnologias de comunicação e processamento de dados possuem um protagonismo relevante nas disputas geopolíticas. Uma espécie de nova corrida espacial se dá no setor das IAs e redes sociais, com o aumento da influência de empresas de tecnologia e plataformas . 


Sendo assim, após anos de hegemonia do mercado estadunidense na inovação e gestão das maiores redes sociais, os EUA foram ultrapassados pela China no quesito IA. Ao ser desenvolvido de forma mais barata e eficiente, o DeepSeek põe em xeque a capacidade das Big techs estadunidenses, algo inédito até então. Em mais uma área importante da produção econômica e do conhecimento, a China, antes conhecida por copiar as tecnologias de outros países, agora demonstra sua liderança. Nessa nova realidade, as empresas de outros países terão que correr atrás da grande capacidade tecnológica e de inovação que emerge da China.


FONTE:




 
 
 

Comentários


Receba nossas atualizações!

Obrigado por enviar!

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page