Chat GPT perdeu o “emprego”?
- Cyber Leviathan

- 30 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jan.

Matheus Aldyr Moraes
Redação
A nova inteligência artificial chinesa, DeepSeek causou impacto no mercado mundial. Agora a startup chinesa criadora da ferramenta, afirma que a nova IA tem maior capacidade de geração de imagens que outras concorrentes.
Em relatório técnico da DeepSeek o Janus Pro, modelo derivado desta IA , superou outros modelos existentes no mercado. Isso ocorre por uma atualização do software, com a adição de mais de 72 milhões de imagens base e aprimoramento de velocidade e responsividade do mesmo, com 7 bilhões de tarefas.
Descomplicando, o novo modelo lançado, da IA DeepSeek, possui um código aberto, portanto, qualquer empresa ou usuário pode utilizar o modelo para criar derivados com as mais diversas funções. Esse foi o caso do Janus Pro, IA focada em geração de imagens.
Lançado em dezembro do ano passado, o Deep Seek V3 impressionou e balançou o mercado mundial por dois principais pontos.
Primeiro pela altíssima eficiência em tarefas já realizadas por outros softwares do segmento, como Chat GPT (IA de texto) e Stability IA e Open IA (IA de imagens). Com isso, existe uma quebra do virtual monopólio norte americano no mercado das IA´s.
O segundo ponto foi o baixíssimo valor de desenvolvimento do DeepSeek, apenas US$ 6 milhões. A título de comparação, a META, empresa de tecnologia americana, gastou 10 vezes mais para desenvolver um modelo parecido. Como consequência, a gigante NVIDIA, empresa que entre outros produtos, desenvolve hardware utilizado na construção de projetos de IA, perdeu US$580 Bilhões de valor de mercado em um dia. O abalo financeiro e comercial sobre as big techs dos EUA foi catastrófico.
Outro fator que influencia muito a volatilidade do mercado são as ameaças do Presidente dos EUA, Donald Trump, sobre restrições e sanções relativas ao mercado chines, principal fabricante de chips no mundo.
Fontes:
_edited.png)







Comentários