Investimentos em tecnologia e produtividade em queda
- Cyber Leviathan

- 10 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de ago. de 2022

A matéria de Steve Lohr, do The New York Times, relata que a esperança de que a computação em nuvem e a inteligência artificial causariam uma disparada na produtividade não se concretizou.
O governo dos EUA anunciou em 2022 que a produtividade, que pode ser definida como o valor de bens e serviços produzidos por hora de trabalho, caiu acentuadamente no primeiro trimestre, apesar do investimento acelerado em tecnologias digitais durante a pandemia.
De acordo com o relatório gerado, desde que a pandemia surgiu, o crescimento está em 1% ao ano, o que se alinha à média medíocre que prevaleceu desde 2010, e fica bem abaixo do último período de melhora robusta, qual seja, entre 1996 e 2004, cujo crescimento foi de mais de 3% ao ano.
Segundo o pesquisador Robert Gordon, a IA atual, capaz de fazer reconhecimentos e possibilitar a pesquisa virtual, por exemplo, é impressionante, mas não transformadora.
O que será que torna os trabalhadores mais produtivos? Investir em novas tecnologias? Contratar mais mão de obra? Ou adicionar capacitações e redesenhar o trabalho?
Continuaremos atentos às pesquisas envolvendo tecnologia e trabalho!
Fonte: https://www.nytimes.com/2022/05/24/business/technology-productivity-economy.html
_edited.png)







Comentários