Metaverso atrai empreendedores brasileiros
- Cyber Leviathan

- 18 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de ago. de 2022

Além de vultosos investimentos de grandes empresas, como a Meta (antigo Facebook), o metaverso vem atraindo também pequenas empresas que enxergam nessa nova fase da internet uma grande oportunidade. Até 2030, esse mercado deve movimentar entre US$ 8 trilhões e US$ 13 trilhões, com um número projetado de usuários de 5 bilhões.
No Brasil, esse segmento também tem crescido. Segundo o “Mapeamento do Ecossistema XR (realidade estendida) no Brasil”, realizado entre julho e agosto de 2020 por UFSCar e UFRJ, somente no setor audiovisual, já existem pelo menos 138 empresas atuando em experiências imersivas, sendo que 50% são emergentes ou startups.
O metaverso tem sido explorado principalmente no desenvolvimento de jogos digitais e de campanhas de marketing, principalmente da indústria da moda, que encontrou um nicho promissor de fabricação de peças de roupa digitais, para serem usadas em avatares, que frequentemente envolve a comercialização de NFTs (tokens não fungíveis). Também existem projetos relacionados a experiências imersivas de entretenimento e educação.
O desenvolvimento de serviços relacionados ao metaverso no Brasil, no entanto, enfrenta alguns desafios. Segundo Luiz Othero, diretor executivo da Abstartups, associação que reúne empresas de base tecnológica, o país tem uma escassez de talentos de tecnologia, devido ao pouco incentivo na área e à exclusão digital, agravado pela evasão de cérebros, que encontram oportunidades melhores no exterior.
Seguiremos acompanhando o desenvolvimento do metaverso!
Fonte: https://oglobo.globo.com/economia/negocios/metaverso-atrai-empreendedores-brasileiros-que-ja-fazem-dinheiro-com-nova-fronteira-da-internet-25503298?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar
_edited.png)







Comentários