top of page

NEURALINK: O IMPLANTE CEREBRAL DE ELON MUSK JÁ É REALIDADE?

  • Foto do escritor: Cyber Leviathan
    Cyber Leviathan
  • 3 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

ree

“Chip” do tamanho de moeda promete ajudar pacientes tetraplégicos a voltar a andar. No último dia 20 de novembro Neuralink recebe aval para testes em humanos com tetraplegia no Canadá. Entretanto, especialistas veem com receio o caminho da tecnologia do bilionário Elon Musk

 

Com informações de O Globo

 

 

O Neuralink é uma espécie de interface que promete conectar a mente humana com máquinas. Essa tecnologia, chamada de interface cérebro-computador, busca ler e decodificar a atividade cerebral para o controle de máquinas.

 

Explicando de forma simplificada, ao pensarmos em algo como, por exemplo, levantar a mão, nosso cérebro libera impulsos nervosos aos neurônios, consequentemente levando os impulsos ao corpo pelo sistema nervoso central até o braço, que realiza o movimento.

 

É esse sinal enviado pelo nosso cérebro que o Neuralink busca registrar e codificar para, por exemplo, mover uma prótese para pacientes com dificuldade motora.

 

ree

No último dia 20 de novembro, a agência reguladora canadense deu aval para a realização dos testes em humanos após o período de testes em animais. Agora a tecnologia passa para o próximo estágio de avaliação, com pacientes tetraplégicos.

 

Contudo, os especialistas têm cautela ao analisar o progresso da tecnologia. Muitos afirmam estranhar a velocidade com que os processos de verificação da segurança e eficiência do dispositivo estão sendo feitos. Além disso, muitos dizem que existe pouca informação a respeito dos testes realizados e de seus resultados.

 

Muito da atenção ao redor do transplante parece ocorrer por conta da figura do bilionário Elon Musk, que investe massivamente em marketing, além de ele mesmo ser uma figura polêmica e que costuma atrair atenção para suas ações, tanto nas empresas que possui quanto politicamente. Diversas vezes o dono da Spacex, Tesla e X afirmou a vontade de que seu implante crie “uma simbiose entre homem e inteligência artificial”.

 

Portanto, apesar da grande expectativa gerada pelo neuralink, os indícios demonstram que a tecnologia ainda possui uma longa estrada de testes que comprovem sua segurança e eficiência, além de questões éticas que podem ser levantadas pelo uso do aparelho em pessoas saudáveis, para um dia ser comercializado ao público.  



 

Comentários


Receba nossas atualizações!

Obrigado por enviar!

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
bottom of page